Histórias da cidade de Londres

Histórias da cidade de Londres

Londres é uma cidade muito antiga sendo uma das maiores cidades do mundo e ponto de referência mundial. Por isso, a velha capital inglesa tem várias histórias bastante curiosas sobre sua cultura e hábitos.

Chá português

Dizem que a princesa Catarina de Bragança, de Portugal, foi a responsável pela introdução do chá na Inglaterra. Tudo começou quando os lusitanos foram ao Japão em 1560 e apresentados à sua cultura de servir chás como bebidas socais, levaram a ideia para casa. A princesa, ao casar com o  rei inglês, Carlos II, levou o hábito consigo, transformo-o na “instituição” que hoje conhecemos por “five o’clock tea“.

Voltinha supersticiosa

A famosa roda gigante, London Eye, é um ponto turístico bastante conhecido da capital londrina, construída com 32 cabines representando os seus 32 distritos. Porém, a sua numeração vai de 1 a 33. Isso porque o número 13 foi deixado de fora, por ser considerado um símbolo do azar.  Ao todo, 800 pessoas podem ser transportadas a cada rotação.

The Tube

O Metrô de Londres é o mais antigo do mundo. Criado em 1863, tinha apenas seis quilômetros de extensão. Hoje conta com 268 estações e aproximadamente 400 km de trilhos. Seus túneis foram refugio de praticamente todos os cidadãos londrinos durante os bombardeiros da Batalha da Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.

Quem é “Ben”?

Quando se fala no “Big Ben”, a imagem do relógio da  Torre do Palácio de Westminster geralmente é o que vem na mente da maioria das pessoas, porém, esse é o nome do sino instalado nela e é ele que bate pontualmente a cada hora. Com o passar do tempo, o uso de “Big Ben” para se referir ao relógio e à torre se tornou tão frequente que já é aceito pelos londrinos.

Imposto por janela

Já imaginou pagar um imposto pela quantidade de janelas da sua casa? Pois no século 17, William III implantou a “window tax” para angariar mais fundos para a Corte. Os moradores da cidade, que de bobos não tinham nada, ergueram paredes onde antes eram as janelas, para poupar um dinheirinho.

A grande limpeza

O Rio Tâmisa é um dos rios em perímetros urbanos mais limpos e bem tratados do mundo inteiro, mas nem sempre foi assim. Antigamente, suas águas já foram tão poluídas, que o rio era conhecido como O Grande Fedor.

Tsunami de cerveja

Um belo dia, em 1814, um container de uma cervejaria se despedaçou e inundou as ruas de Londres. Dizem que foram cerca de 1,47 milhão de litros de cerveja. Além do prejuízo para o bar, a tsunami cervejeira levou duas casas abaixo e matou a sede de centenas de moradores.

Fonte: Mapa de Londres

5 pratos para experimentar em Dublin

5 pratos para experimentar em Dublin

Quando saímos de casa, uma das nossas maiores preocupações é a nossa alimentação, não é mesmo? Em Dublin existem diversos pratos típicos que são deliciosos para você experimentar e que garantirão uma alimentação bastante reforçada.

 

Irish Breakfast

O tradicional café da manhã irlandês é um prato com bacon, ovos fritos, feijão, batata, torrada, tomate frito e linguiças. Vários restaurantes servem o Irish Breakfast também como almoço.

 

Dublin Coddle

Outro prato bastante típico da região é o Dublin Coddle, cujos principais ingredientes são batatas, bacon e linguiça defumada. Com Guiness bem gelada o sabor é garantido.

 

Boxty

A panqueca irlandesa é feita de batatas e é deliciosa. Geralmente vem com acompanhamentos e é consumida em qualquer refeição do dia.

 

Fish and Chips

Um clássico muito conhecido da culinária da região. O fish and chips é fácil de encontrar em vários restaurantes.

Beef and Guinness Stew

Cozido feito de carne e temperado com salsinha, alho, pimenta e cerveja Guinness, para dar um sabor especial. Outro clássico delicioso.

Fonte: Culinária no mundo