11 Parques Estaduais Imperdíveis na Califórnia
Natureza e história exuberantes nos Parques Californianos
Se fosse para considerar algo como uma caixa de bombons – e todos eles sendo deliciosos – isto seria o rico conjunto de tesouros naturais, fascinantes patrimônios históricos e destinos únicos, protegidos como parte do extenso sistema de parques estaduais da Califórnia. As 280 unidades incluem uma surpreendente diversidade de habitats, patrimônios históricos e coisas para se ver e fazer – praias selvagens, minas fascinantes da época da febre do ouro, florestas exuberantes, cachoeiras espetaculares e desertos extensos. Veja aqui uma seleção escolhida a dedo dos parques estaduais imperdíveis.
1. PARQUE HISTÓRICO ESTADUAL BODIE
Ao leste de Yosemite, ventos secos do deserto sopram pelos resquícios intocados esta cidade de mineração do ouro.
No oeste dos Estados Unidos existem cerca de 6 mil cidades fantasmas, todas construídas rapidamente durante a “corrida do ouro” ou de metais preciosos, como a prata e depois abandonadas, também rapidamente, quando o precioso metal terminou.
Bodie é uma dessas e representa uma exceção, porque cerca 5% das estruturas, mesmo tendo sido construídas de madeira, sobreviveram aos incêndios, as mudanças de clima e ao vandalismo. A sua história começa em 1859, quando o garimpeiro W.S. Bodey descobre ao sul da Califórnia algumas pepitas de ouro. Bodey acabou vítima de uma tempestade de neve e deixa seu nome ao vilarejo. Inicia assim uma lenda do Faroeste.
2. PARQUE HISTÓRICO ESTADUAL COLUMBIA
Perto de Sonora, este parque favorito das crianças permite que você tenha uma noção real da Corrida do Ouro, incluindo o garimpo de ouro.
Com um charme retrô e uma mina cheia de artefatos históricos, este parque apresenta a Corrida do Ouro em matizes vivas e dinâmicas. Instrutores vestidos a caráter fazem mais do que conduzir passeios nesta bem preservada cidade, foi o principal e a segunda maior cidade do estado no auge da Corrida do Ouro. Agora, eles vivem e trabalham aqui em uma variedade de lojas e comércios apropriados ao período do local. Passeie em uma autêntica diligência, peça uma gelada sarsaparilla feita localmente em um saloon no estilo do Velho Oeste, ou sinta o calor da forja do ferreiro. Também há uma agência expressa da Wells Fargo, e outras relíquias dos primeiros dias de mineração na Califórnia. A cidade parece ainda mais autêntica: os carros não são permitidos aqui; no entanto, você ouvirá os cascos dos cavalos.
Nos fins de semana, passeios históricos gratuitos no parque partem do museu às 11h (nos dias da semana também). Os dias da Corrida do Ouro são realizados no 2º sábado, durante a tarde; instrutores a caráter conduzem aulas de artesanato úteis e passeios especiais, e as crianças podem tentar a sorte garimpando ouro.
Dica: No verão, o clima pode ser quente e os fins de semana, lotados. Procure chegar cedo durante a semana.
3. RESERVA NATURAL ESTADUAL POINT LOBOS
Ao sul da pitoresca Carmel-by-the-Sea (muitas vezes chamada apenas de Carmel), siga a rota para chegar a uma enseada tranquila.
A reserva possui ao longo do ano muitos passeios para milhões de pessoas. É excelente para passeios turísticos, fotográfica, pintura, estudo da natureza, fazer piquenique, mergulho, entre outros. Além da beleza espetacular.
Há comunidades raras de plantas ameaçadas de extinção, sítios arqueológicos, formações geológicas únicas, e flora e fauna da terra e no mar incrivelmente rico.
4. PARQUE ESTADUAL DO DESERTO DE ANZA-BORREGO
Ao nordeste de San Diego, esta reserva é o maior parque estadual da Califórnia e protege o cenário impressionante do deserto.
O nome composto do parque combina o nome do famoso explorador espanhol Juan Bautista de Anza, que cruzou este deserto em 1774, e a palavra em espanhol para carneiro (“borrego”), referindo-se ao carneiro selvagem nativo da região. Este deserto, o maior parque estadual da Califórnia, protege mais de 240 mil hectares de terras áridas, oásis de palmeiras, cânions estreitos e colinas cobertas de cactos. O parque é uma aula prática de geologia, ainda sofrendo alterações causadas pela erosão e enchentes-relâmpago. Um lugar selvagem e remoto, com acesso apenas via rodovias primitivas ou a pé. (Considere alugar um veículo alto com tração nas quatro rodas para ter melhor acesso). Mas a recompensa é um silêncio impressionante e uma beleza inesquecível o Palm Canyon.
Comece a sua viagem ao norte de Borrego Springs, no centro de visitantes do parque, construído no subterrâneo para ter maior eficiência no resfriamento. Saiba mais sobre este parque fascinante e receba dicas dos locais a visitar. Os carneiros-selvagens frequentemente são vistos perto das trilhas para Palm Canyon.
5. PARQUE ESTADUAL BIG BASIN REDWOODS
Esta reserva incrível, o parque estadual mais antigo da Califórnia, é uma joia rara nas Montanhas Santa Cruz. Com mais de 128 quilômetros de trilhas serpenteando ao longo de bosques de sequoia e outros habitats exuberantes, o Big Basin é um atraente refúgio de fim de semana para pessoas no Vale do Silício, a apenas uma hora a oeste. Os pais adoram deixar os filhos soltos para mergulhar em riachos claros, ou observá-los juntar coragem suficiente para beijar uma lesma banana (pergunte a qualquer local; é uma conquista para muitos norte-californianos).
O Big Basin oferece uma variedade de áreas de camping, incluindo 38 unidades sem reserva: uma curta caminhada e você pode armar sua barraca em um local calmo e tranquilo. Caminhe, faça mountain bike ou cavalgue nas rotas marcadas. Os trekkers adoram a trilha Skyline to Sea, de 17 quilômetros, que passa ao longo de Waddell Creek até o oceano e próximo à Theodore J. Hoover Natural Preserve. Também há muitos passeios cênicos e tranquilos, como a trilha do circuito Sequoia, com 6 quilômetros (completa com uma pequena cachoeira), e a trilha do circuito Redwood, com um quilômetro, que leva os visitantes a algumas das mais altas árvores do parque. Pegue mapas e dicas de caminhada com os guardas-florestais nas sedes do parque e informe-se sobre fogueiras e os programas de caminhadas guiadas ao anoitecer.
6. PARQUE ESTADUAL PRAIRIE CREEK REDWOODS
Visitar este parque de 5.666 hectares é como passar por um portal, entrando em um mundo onde tudo é gigante e verde – uma floresta tropical onde samambaias se curvam sobre trilhas musgosas em um mundo pintado de luz e sombras. Comece com uma caminhada entre as sequoias antigas pelo Prairie Creek e pela trilha Cathedral Tree loop, de 5,1 km, que começa no centro de visitantes de Prairie Creek Redwoods. Já nos seus primeiros passos, “deslumbrante” é a palavra-chave por aqui.
“Visitar este parque é como atravesar um portal onde o mundo é todo verde e gigante”.
O musgo cobre rochas, líquens se penduram em ramos, a Oxalis Oregana, uma erva aromática semelhante a um trevo, forma um tapete no chão, e árvores crescem em dimensões gigantescas. Sinta-se apropriadamente reverente e humilde, e então saia da sua zona de conforto e vá para a Pradaria dos Alces (Elk Prairie), um campo dourado e coberto de grama onde você tem uma grande chance de ver um alce Roosevelt. Esses animais majestosos são os maiores animais terrestres da Califórnia, pesando até 1.100 libras. Embora eles pareçam dóceis enquanto mastigam grama com altivez, é sábio dar a eles algum espaço, especialmente aos grandes machos durante o período propício para a reprodução, no outono. Enquanto estiver na Pradaria dos Alces, considere uma caminhada na trilha Trillium Falls Trail, um percurso de 4 km entre sequoias antigas.
Em seguida, dirija. A asfaltada Newton B. Drury Scenic Parkway, de 16 km – a cênica alternativa à Highway 101 – passa por bosques silenciosos que alcançam o céu. Estacione para uma caminhada rápida até a adequadamente denominada Grande Árvore (Big Tree) e fique atento para mais grupos de alces selvagens.
Para o motorista mais aventureiro, a não asfaltada Davison Road leva até a Gold Bluffs Beach, uma extensão de 10 milhas de beira-mar onde garimpeiros de 1850 procuravam por pó de ouro na areia. Você pode acampar na praia, mas não se esqueça de fixar sua barraca – o vento pode ser feroz. Siga e passe por Gold Bluffs até o final da estrada e pelo começo da trilha de Fern Canyon. Aqui você tem duas opções: uma trilha de uma milha por um espetacular vale de samambaias (Fern Canyon), ou uma caminhada mais longa pela trilha litorânea (Coastal Trail), passando por três mini cachoeiras.
7. PARQUE ESTADUAL SALT POINT
Uma reunião de terra e água selvagem e bonita, o Parque Estadual State Park compreende 2.428 hectares ao longo da costa de Sonoma, a cerca de 153 km ao norte de San Francisco. Terraços gramados coroam promontórios castigados pelo vento onde penhascos de arenito caem abruptamente no Pacífico. Piscinas de maré e leitos de alas abundam com vida marinha; de fato, as águas a partir da praia do parque são protegidas como um dos primeiros parques subaquáticos da Califórnia: a Área de Conservação Estadual Marítima de Salt Point (Salt Point State Marine Conservation Area).
Cortado pela Highway 1, este belo parque litorâneo, a 27 km ao norte da foz do rio Russian e da vila de Jenner, lhe dá muitos motivos para parar e começar a usar o Instagram. Ainda melhor, saia e explore: escolha a partir dos 32 km de trilhas que vão a vistas como o tafoni escavado pelo vento e pela água, ou formações de arenito como favos. Faça a pequena e íngreme caminhada à floresta pigmeia do parque de ciprestes e pinheiros miniatura. Siga ao norte a partir da entrada principal do parque para a enseada Fisk Mill, popular para mergulho de haliotes, para seguir uma trilha no alto do morro. Este caminho de nível segue por uma floresta com rododendros e samambaias, para ver vistas de praias de bolsões rochosos com o quebrar das ondas, focas brincalhonas e haliotes mergulhando. Economize energia para subir até o topo da pedra Sentinel Rock, com uma vista litorânea deslumbrante.
Dicas: o Parque Estadual Salt Point tem dois acampamentos: perfeitos para famílias acampando pela primeira vez. Melhor em dias calmos, o Acampamento da Enseada Gerstle, na pista do oceano da rodovia, tem vistas empolgantes do mar, enquanto que o Acampamento Woodside, sombreado por pinheiros, no lado leste mais protegido da rodovia, oferece uma abrigo melhor em dias de vento.
8. JULIA PFEIFFER BURNS STATE PARK
Você gostaria de fazer uma caminhada curta com uma enorme recompensa? A trilha com vista elevada da cachoeira no Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns, com ida e volta de 1 km, talvez seja a caminhada que exige menos esforço no planeta. A caminhada quase plana termina em um ponto elevado à beira-mar, com vistas impecáveis de McWay Falls, um dos locais favoritos da desbravadora Julia Pfeiffer Burns – o nome do parque foi dado em sua homenagem. Digamos apenas que Julia tinha bom gosto. As águas caem de aproximadamente 24 metros do topo de um penhasco de granito até a enseada arenosa (nem mesmo pegadas na areia interferem na perfeição, uma vez que esta praia é fechada para o público).
Se você estiver mais disposto que esticar as pernas, caminhe também pela trilha vizinha Ewoldsen Trail, um percurso de 3 km com subidas e descidas passando por sequoias antigas e arbustos espinhosos litorâneos, oferecendo a recompensa de deslumbrantes vistas infinitas para o seu esforço do de subir 488 metros.
9. EMPIRE MINE STATE HISTORIC PARK
Tenha uma série de experiências com uma visita a esta notável região em Grass Valley, a cerca de 92 quilômetros ao norte de Sacramento. Primeiro, visite o Centro de Visitantes para conhecer uma das mais antigas, maiores, profundas, amplas e abundantes minas da Califórnia, onde, no curso de um século, 159 milhões de gramas de ouro foram minerados: o suficiente para encher uma caixa de 3 metros de comprimento, 3 de altura e 7 de profundidade, até a época em que a mina foi fechada, em 1956. Para ter uma ideia do tamanho da mina, veja o modelo em escala representando a estrutura da mina de 13 quilômetros quadrados, então caminha para fora para visitar a entrada do eixo atual: um pequeno pico em um espantoso labirinto subterrâneo de 591 quilômetros.
Agora, troque as marchas, mentais e físicas, com uma caminhada no território de William Bowers Bourn Jr., que assumiu a administração da mina em 1879. Bourn Cottage, um nome humilde para essa magnífica propriedade rural, onde nenhuma despesa foi poupada para criar uma cidadela de pedra de dois andares, padronizada pelas nobres propriedades inglesas do século XIX, completa com interiores em sequoia e janelas de vidro chumbado.
Os passeios guiados estão disponíveis de maio a setembro. O Mine Yard tour mostra a dura vida dos mineradores que trabalharam aqui. Veja o outro lado da moeda no Cottage Grounds tour, que inclui uma visita ao suntuoso Bourn Cottage.
10. CRYSTAL COVE STATE PARK
Em 1912, um dos primeiros artistas de Laguna Beach descreveu um litoral irregular, “com enseada após enseada e promontório após promontório, penhascos dourados e um mar variando entre tons de azul escuro e roxo, além de claras piscinas da cor de esmeralda, águas preguiçosas e uma arrebentação intensa”. Mais de 100 anos depois, você ainda pode vivenciar este mundo no universo desse parque litorâneo de 971 hectares. Siga para o interior subindo a encosta, a pé ou de bicicleta, para explorar trilhas que levam ao pé da montanha (especialmente bonitas depois que as chuvas de inverno estimulam o crescimento da grama anual). Caminhe pelos 5 quilômetros de costa do parque para encontrar sua própria crescente área de areia, com ondas apropriadas para a família (também populares entre pescadores). Outra descoberta aqui: No Distrito Histórico do Crystal Cove State Park, peça um sanduíche de atum “ahi tuna burger” no The Beachcomber at Crystal Cove, ou peça um cremoso shake do Ruby’s Shake Shack para levar para a praia. Há também um charmoso conjunto de chalés antigos à beira-mar, rusticamente restaurados e disponíveis para pernoites.
(Observação: reservar uma das 21 cabanas extremamente populares demanda paciência e perseverança; verifique o site para mais detalhes).
11. PARQUE ESTADUAL EMERALD BAY
Olhe para esta deslumbrante baía e você verá porque Mark Twain chamou o Lake Tahoe de “o quadro mais belo que a Terra inteira possui”. Enquanto o lago principal é azul como topázio, uma cor criada pela notável claridade e profundidade do Tahoe, esta baía um tanto mais rasa na margem oeste do lago tem um tom surpreendente e belo, que transita entre o azul e o verde, e que fica ainda mais impressionante no ponto perfeito da pequena Fannette Island – a única ilhota no Lake Tahoe –, bem no meio da baía. Em largas áreas de acostamento na Highway 89, veja se você consegue enxergar as ruínas de uma pequena casa de chá de pedra, bem no topo da ilha. A casa de chá e o castelo de pedra em estilo escandinavo, de 38 quartos, construído na praia vizinha, conhecido como Vikingsholm, foram criados por Lora Knight, uma mulher extraordinária que se tornou extremamente rica depois de se casar e, então, usou seu dinheiro para educar jovens que não tinham condições de investir na própria educação. Aprenda sobre ela e faça um tour por sua casa rica em detalhes e construída à mão – uma réplica de um castelo escandinavo do século IX – em passeios oferecidos várias vezes ao dia, do fim de maio até o Dia do Trabalho – certamente vale a pena caminhar do estacionamento até lá.
“Olhe para esta deslumbrante baía e você verá porque Mark Twain chamou o Lake Tahoe de “o quadro mais belo que a Terra inteira possui”.
Você também pode acessar a baía Emerald (Emerald Bay) pela famosa e simples trilha Rubicon, que segue a borda do lago do Parque Estadual D.L. Bliss (D.L. Bliss State Park) por 6 quilômetros a sul da baía. Outra caminhada curta com uma grande recompensa é a trilha de 2 km que começa no outro lado da estrada a partir da Emerald Bay e conduz até as cascatas geladas de Eagle Falls e até uma vista panorâmica da Emerald Bay e do Lake Tahoe. Passeios de cruzeiro, como os do Tahoe Queen, também visitam a Emerald Bay; você também pode usá-lo como um ótimo destino se você alugar um barco na Praia do Sul (South Shore). Para uma grande extravagância, reserve um passeio de iate privativo com a Lake Tahoe Boat Rides; no meio do caminho, o capitão narra a história da região.
* * *
Parques Nacionais igualmente imperdíveis
Não deixe de visitar também, o Parque Nacional Yosemite, um patrimônio mundial, para ver exorbitantes domos de granito e quedas d´água de mais de 600 metros em um vale esculpido pelo gelo. Ao sul, ficam os Parques Nacionais da Sequoia e Kings Canyon, conhecidos pelas suas sequoias gigantes, as maiores árvores do mundo. Experimente um vulcão ao vivo (de forma segura) no Parque Nacional Lassen Volcanic, com piscinas em ebulição e poças de lama borbulhante.
O maior parque nacional no Lower 48, Parque Nacional do Vale da Morte de 3,4 milhões de acres é surpreendentemente fácil de explorar, mesmo que seja oficialmente o lugar mais quente do planeta. Perto de Palm Springs, o Parque Nacional Joshua Tree apresenta uma paisagem bizarra da árvore com o mesmo nome, na verdade, uma espécie de yucca.
Faça um passeio de barco para visitar ao selvagem e lindo Parque Nacional Channel Islands (os passeios agendados regularmente partem de Ventura o ano todo). Ao leste do Monterey, observe os condores em risco de extinção da Califórnia no Parque Nacional Pinnacles.
Há cerca de uma hora ao norte de São Francisco, o Point Reyes National Seashore tem praias selvagens, alce de tule e elefantes-marinhos. Perto da fronteira do Oregon, o Parque Nacional Redwood protege as altas sequoias costeiras, as árvores mais altas do mundo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!